1) De que ano a que ano foram fabricados os  Dodges no Brasil?
 De 1969 a 1981.
 
 2) Existe Dodge 1982?
 Não! Os últimos Dodges foram produzidos em Agosto de 1981 e  tem   plaqueta 81! Dodge 82 é lenda, fomentada pela revista Oficina Mecânica   na  década de 90.
 
3) De que ano a que ano foram fabricados os Charger R/T no  Brasil?
 De 1971 a 1980. São 10 modelos diferentes.
 
4) Não existe Charger R/T 1981?
 Não, o último modelo é o 1980. A Chrysler descontinuou o   modelo sem  fazer alarde após ter vendido apenas 19 unidades do modelo  1980.
 
5) Mas eu já vi um prospecto do Charger R/T 81
 Eu também. Mas se você reparar bem é o prospecto do 1980  com  um  adesivo 1981 colado por cima do ano. A Chrysler reaproveitou os   prospectos  de 1980 para 1981.
 
6) Por que os R/Ts 1971 e 1972 não tem o código  LP23 na plaqueta?
 O porque eu não sei. Provavelmente deixaram para  diferenciar  o  Charger do Charger R/T apenas com o motor PS. Ou seja,  tanto Charger  R/T 71 e  72 tem como código
 de modelo a sigla LS23 e só são  diferenciados dos irmãos   mais simples pelo código 318PS antes da  numeração seqüencial do motor.  A  nomenclatura LP23 para os Charger R/T  veio em 73, justamente quando o  motor PS  passou a fazer parte da  lista de opcionais do Charger LS.
 
7) O Charger 71 e 72 - não R/Ts – são Chargers  LS?
 Sim e não. Desde sempre chamei os Charger não R/T de LS.  Mas   oficialmente a denominação LS só foi utilizada internamente em  1972 e  para o  mercado a partir de 1973. De uns tempos para cá  tomaram-se o  cuidado de chamar  os Charger 71 e 72 só de “Charger”, sem o  LS ... OK,  tudo bem. Mas acho um  preciosismo desnecessário. É o mesmo  que dizer  que uma Veraneio 65 não é uma  Veraneio, e sim um Chevrolet  C-1416,  nomenclatura oficial do veículo àquela  época.
 
8) O Charger R/T 71 tinha motor pintado de vermelho?
 Não ! De dourado com as tampas de válvulas cromadas.   Não sei se é o   caso, mas grande parte das confusões dá-se porque uma das únicas  fontes   que se tem hoje em dia são as revistas de época. E com freqüência as    revistas testavam veículos pré-série, que não eram exatamente como os   que  entravam em linha.
 
9) A Chrysler não tinha controle de qualidade e fazia um  carro de cada jeito?
 Não !!!! Um dos maiores mitos !!! A Chrysler chegou a  fazer  mais de  60 carros/dia, produção industrial que não permitia  invencionices. 
 O que era verdade é que as pessoas adoravam personalizar  seus carros e que, pelo
 
12) Meu Charger R/T 72 tem na plaqueta o código LS23 A07. O  que é este A07?
 Não faço a mínima idéia. Também tenho um carro nesta  situação e já   procurei em todos os lugares possíveis em vão. Se souber de algo,  me   avise  badolato@globo.com.
 
13) Quantos Dodges foram produzidos?
 Cerca de 92.500 carros.
 
14) Isso inclui Dodges 1800 e Polaras?
 Não, apenas Dodjões – Linha Dart / Charger e derivados.   Dodge 1800 e  Polara, curiosamente tiveram uma produção parecida:   aproximadamente  93.000 carros.
 
15) Destes 92.500 produzidos, quantos existem hoje (2006)?
 Não existe este dado. Os Detrans não são centralizados  e,  mesmo que  fossem, existem muitos carros que não são licenciados há  anos.
 Com  base em amostragem de carros sobre a produção total,   acredito que  devam existir cerca de 8.000 Dodjões sobrevimentes, isto  é, menos  de  10% dos carros produzidos...
 
16) E onde foram parar os outros 84.000 carros?
 Basicamente foram desmanchados, sucateados. Após as 2   grandes crises  do petróleo, esses carros perderam todo o valor, sendo  freqüente  na  década de 70 vê-los abandonados nas ruas. Não faltam  histórias bizarras  de  Dodges trocados por rádios, bicicletas, etc ...
 
17) Qual é o Dodge mais raro hoje?
 O Dodge menos produzido foi o Dodge Charger R/T 1980,  apenas  19  unidades. Porém outros 2 modelos são tão ou até mais raros  hoje em dia:  O  Dodge SE 1975 (apenas 91 unidades) e o Dodge Charger LS  1975  (apenas 55  unidades produzidas). O Dodge Dart 1981 tem alegadas 17   unidades produzidas.  Porém este número não é 100% confiável. Sabe-se   que vários Dodges Dart 81 foram  exportados para a Bolívia e não estão   computados neste número.
 
18) Existiu Dodge à álcool?
 Não ! Foram feitos alguns protótipos, mas nunca foi   produzido um  automóvel Dodge a álcool. O único veículo Dodge à álcool  foram os   caminhões, com o motor 318 à álcool, apelidado de canavieiro.  Este  motor tem um  coletor mais alto e vinha pintado de vermelho. Este  mesmo  motor equipou os  primeiros caminhões VW.
 19) Meu carro é de um ano e tem faixas do outro  ano ... É raro? 
 Não, é falso ! Ver a resposta 9. Agora, antes de trocar a   faixa, veja  a plaqueta do carro. O ano do carro é o que consta na  plaqueta. O   documento não significa absolutamente nada. Os Detrans eram  bagunçados.  O que  vale é a plaqueta !
 
20) Quando saiu o Dodge Dart Coupé?
 No final de 1970, como modelo 1971!
 
21) Mas meu amigo tem um Dart Coupé que é 70 na plaqueta!
 Parabéns para ele! É um carro lindo! Os primeiros Darts  Coupés são   modelo 71 (interior, traseira pintada de preto, tudo...) e deveriam  ser   documentados como ano/ modelo  70/71. E a plaqueta deveria estar    pinada 71. Porém a Chrysler optou por marcar estas plaquetas como 70. E   este é  o único caso neste sentido. A prova de que trata-se de um  modelo  71 é a série G  (G=1971, H=-1972...). O mais sensato para estes  carro é  dizer que eles são  70/70/71... Mas isso não existe! Então se  disser  que é 70, está certo. Se  disser que é 71 está certo também.
 
22) Por que meu Dodge tem o respiro e a tampa de óleo nas  tampas de válvulas invertidas?
 Porque algum mecânico espertão achou que o bom senso  dele  valia mais  do que a engenharia que está por trás da construção de  um motor e   inverteu as tampas. Dizem eles, os tais espertões, que é  para facilitar  a  colocação de óleo (como se a gente colocasse óleo no  Dodge todo  dia). O motor  foi projetado para ter um fluxo de óleo e a  válvula do  respiro deve estar no  lugar onde foi projetada para estar.  Desinverta  as tampas já ! E cobre a junta  do mecânico espertão!
 
23) Por que ninguém consegue reproduzir direito as faixas do  R/T 78?
 Provavelmente porque ninguém quis de verdade. Tudo que  foi  produzido  em 1978 pode ser reproduzido em 2006! É óbvio que existem  algumas   dificuldades. Ao scannear as faixas originais de Charger R/T  78 e   posteriormente vetorizar o arquivo, um amigo descobriu que elas  foram  feitas...  pasmem... à mão!!!!! Sim! As curvas não são trechos de   círculos perfeitos. Além  disso, faz se necessário a confecção de telas   de silkscreen para fazer a cor  interna sobe um filme já na cor  externa.
 
24) Ouvi dizer que as faixas do R/T 78 tem um  significado?
 Sim, são fruto de uma mente muito criativa... As faixa  mais grossa   tem a cor do teto de vinil e a faixa mais fina tem a cor do  interior do  carro.  Exemplo: Charger R/T azul capri : Faixa grossa  branca = teto  de vinil branco.  Parte interna da faixa fina preta =  interior de couro  preto!  Lindo, não?
 
25) E o Charger R/T 75 azul com teto e faixas brancas,  existiu?
 Apenas uma unidade, a exposta no Salão do Automóvel de  1974.  Este  carro foi vendido no próprio Salão para a dona de um  logradouro  conhecido  dos cavalheiros paulistanos. Ao que consta ela  ficou com o  carro até 1990,  quando vendeu para um amigo que tirou o  motor e vendei  o resto para um  desmanche. R.I.P.!
 
26) Todo Dodge 1981 tem plaqueta Volkswagen Caminhões?
 Não, apenas os últimos... Até APROXIMADAMENTE o chassi   92.850 as  plaquetas são Chrysler Motors e a partir daí são VW Caminhões.  Grosso   modo apenas os 150 últimos Dodges saíram com plaquetas VW  Caminhões.
 
27) Os Magnum e Le Baron 81 tem tecido liso nos bancos?
 Alguns tem tecido listrado e outros tem tecido liso. O  que  parece é  que o material acabou e foi sendo utilizado o tecido  padrão VW.   Aparentemente os interiores pretos listrados acabaram  primeiro e os  marrons  listrados duraram um pouco mais. Isto porque há  Dodges com  numeração de chassi  relativamente baixa com bancos lisos  pretos,  enquanto há Dodges com chassi mais  altos com bancos riscados  marrons.  Mas não dá para ter certeza.
 Os bancos com tecido liso VW são bem  feios, mas devem  ser  preservados pois são muito raros. Não caia na  tentação de  substituir os teu  feios bancos VWs por um jogo de bancos  riscados que  você conseguiu.
 
28) A Volkswagen mentiu quando disse que não iria  descontinuar os Dodges?
 Mais ou menos. Até acho que mentiu, mas mesmo que não   tivesse mentido  não teria como manter em produção um carro que vendia  meia  dúzia por  mês... A verdade é que o mercado para Dodges já não  existia mais.
 
29) Por que os Dodges 81 tem cores VW? Os alemães achavam as  cores Chrysler eram feias?
Não!  A Volkswagen quis aproveitar a  linha de pintura da Chrysler,  osciosa,  para pintar veículos VW...  Então colocou as mesmas cores para não ter   que trocar a tinta cada vez  que mudasse de marca. Assim, VW Gols,  Brasílias e  VariantsII (arghhh!)  foram pintados juntos com os  derradeiros Dodges.